VISUAL MERCHANDISING: O QUE É E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

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Porque será que o visual merchandising é importante para um negócio? Já pensou que na maneira como dispõe o seu produto pode estar o segredo para melhorar a performance de um espaço comercial? Ter a capacidade de desenhar um espaço comercial e fazer com que ele se torne mais atrativo para o consumidor convertendo assim visitantes em compradores, este é o objetivo último do visual merchandising.

O que é Visual Merchandising?:

Para ficar sabendo mais sobre o que é visual merchandising, devemos começar pelo início: pela palavra merchandising.

Essa palavra deriva de uma palavra inglesa, merchandise, que quer dizer mercadoria. Merchandising é a técnica de promoção ou venda de mercadoria e vem muitas vezes associada ao marketing e publicidade. Desenvolver e executar técnicas de merchandising requer, por isso, concretizar estratégias de venda e promoção de um negócio.

Podemos ainda distinguir dois tipos de merchandising: fora e dentro do ponto de venda. Fora do ponto de venda leva-nos a pensar em estratégias como publicidade paga, estratégias de marketing direto ou mesmo de relações públicas. Mas o visual merchandising faz parte da estratégia de promoção dentro do ponto de venda.

Podemos defini-lo simplesmente como uma técnica de mapear e conhecer comportamentos de consumidores para melhorar os aspetos visual e psicológico de estabelecimentos de venda.

Mas porque é tão importante entender mais sobre visual merchandising?

A Importância do Visual Merchandising

O objetivo final do visual merchandising é contribuir para uma melhor experiência de compra, e, ao fazê-lo, consolidar mais vendas. Mas porque será que o seu estudo se tornou importante?

Através de estudos feitos ao comportamento do consumidor, entendeu-se que cerca de 80% da sua decisão de compra não se realiza antes de ter entrado na loja mas sim quando está nela. As razões para para que isso aconteça pode ter várias origens.

  1. Alguns consumidores apenas têm uma ideia muito vaga daquilo que querem comprar quando entram numa loja. A indecisão e propostas atrativas os levam a sentirem-se atraídos por um produto ou serviço e efetuar a compra.
  1. Outros consumidores já têm alguma ideia daquilo que querem, mas não sabem os detalhes daquilo que procuram. Entrar na loja e ver as opções disponíveis os leva a concretizar um desejo inicial.
  1. Há ainda os consumidores impulsivos. Para este tipo de comportamento a compra é feita por instinto e no momento. Mais uma vez o trabalho e o ambiente onde a compra é feita são determinantes para alimentar este impulso.

Seja como for o motivo para querer comprar um produto, estudos sobre comportamentos de consumidor comprovam que é na loja que o produto é adquirido e a decisão tomada.

Resumindo

O visual merchandising nasceu para lhe dar ferramentas que lhe permitem exponenciar o seu negócio. É uma técnica de marketing dentro do ponto de venda. Se tornou importante porque 80% das vendas são concretizadas quando o consumidor entra na loja. Muito raramente o consumidor não se deixa influenciar pela escolha do produto neste ambiente.

 

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